domingo, 12 de outubro de 2008

Ressurreição de Cristo

Nome da Obra: Ressurreição de Cristo
Autor: Rafael
Data de Realização: 1499-1502
Técnica utilizada: Óleo sobre madeira.
Dimensões: 52 × 44 cm
Localização: Museu de Arte de São Paulo, São Paulo
Estilo: Renascimento
Descrição:
Nesta obra, Cristo ergue-se sobre um pomposo sarcófago, adornado com golfinhos dourados. Os guardiões, imersos em uma singular mistura de cores fortes e luminosas, contorcem-se de espanto ao presenciar o fenómeno sagrado, em marcante contraste à presença calma e linear do messias ao centro da composição. Rafael utiliza o desenho e a simetria para forjar um ambiente complexo e amplamente detalhado, ao mesmo tempo em que se esforça para garantir que todos os pormenores da composição conduzam o olhar do espectador à virtuosa figura do Cristo.
O equilíbrio da obra é obtido através da geometria ideal da composição: o rectângulo central da tumba expande-se num outro, que circunscreve os quatro soldados. A animação rítmica da imagem é obtida a partir do gesto de alçar o braço – desencadeado no guardião sentado, à esquerda, até a figura do Cristo -, como se a orquestração compositora correspondesse a um único movimento. A pequena escala da obra é contrabalançada pelo acorde interno das personagens, dispostos em uma peculiar configuração espacial que parece dilatar a composição.
Esta singular habilidade no manejo estrutural da composição torna-se evidente também na análise individual das figuras que compõem a cena. O guardião da direita, em pé, retomado de um dos desenhos preparatórios conservados no museu de Oxford, descreve um gracioso rodopio ascendente. Esse efeito espacial é obtido por meio do deslocamento da perna do personagem para trás, movimento que encontra ressonância no alçar do braço oposto e na rotação da cabeça, que fixa o seu olhar no messias.

0 comentários: