domingo, 26 de outubro de 2008

A Liberdade Guiando o Povo

Nome da Obra: A Liberdade Guiando o Povo
Autor: Eugène Delacroix
Data de Realização: 1830
Técnica utilizada: Óleo sobre tela
Dimensões: 260 x 325 cm
Localização: Museu do Louvre. Paris.
Estilo: Romantismo
Descrição:
A Liberdade Guiando o Povo” é uma pintura em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa numa mão e um mosquete com baioneta na outra.
O quadro tem uma forma triangular, no topo tem a mulher e a bandeira Francesa, e que vai descendo até aos revolucionários que ergueram as primeiras barricadas na história de Paris.
Mostra a revolução nua e crua, onde os revolucionários estão sujos pelo fumo negro da pólvora cuspido pelos mosquetes, e a sua cara mostra o espanto e o terror daquilo que estão a testemunhar.
Entre eles o jovem de negro de chapéu ligeiramente inclinado um boémio que abandona os prazeres da vida para trilhar as ruas de mosquete nas mãos contra o estado opressor, um miúdo de pistolas na mão espalha a anarquia, um homem que apenas se vê o rosto com um chapéu do exercito pilha os corpos que jazem nus no chão e um homem de branco ergue a espada sem medo do confronto.

0 comentários: