terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Paris - Dia 2

Sainte-Chapelle - piso térreo.
Sainte-Chapelle - coro alto.
Sainte-Chapelle - entrada.
Notre-Dame de Paris.
Gárgula.
Louvre - vista do palácio sobre as pirâmides.
Torre Eiffel.
A vista.


O dia começou com a visita a Sainte-Chapelle, uma capela de estilo gótico muito, mas mesmo muito bonita. Diz-se que tem os vitrais mais bonitos do mundo e, apesar de ainda não ter visto todos os vitrais, concordo. O coro alto é lindo. As paredes quase que não existem, sendo substituídas por janelões coloridos e enormes, que prendem a atenção de qualquer um e dão um ar mágico à capela.
De seguida fomos para a tão esperada Notre-Dame, que celebra este ano 850 anos. Sempre tinha apreciado a catedral e sempre desejei visitá-la, e posso dizer que não fiquei nada desiludida. A arquitectura gótica tira-nos o fôlego e o edifício é magnânimo. Tive ainda oportunidade de subir ao topo. São muitíssimas escadas em caracol que me deixaram meio tonta mas valeu a pena. A vista é linda e para além disso poder ver as gárgulas de perto, era algo que eu queria mesmo.
Dedicamos a tarde ao Louvre e, como é óbvio, o tempo não chegou para ver tudo o que queríamos. Ainda assim conseguimos ver as partes dedicadas ao Antigo Egipto, à Pintura Italiana e ao Greco-Romano. Adorei a múmia e os sarcófagos, a Mona Lisa (agora percebo o porquê da euforia à volta do quadro) e a Virgem dos Rochedos, a Vénus de Milo e quase todas a esculturas do greco-romano. Mas, acima de tudo, fiquei apaixonada pela Vitória de Samotrácia. Está extremamente bem localizada, e isso é logo um ponto a favor, mas para além disso é extremamente bela e consegue prender o olhar. 
Terminei a noite no topo da Torre Eiffel. Eu já sabia que a torre era imponente mas fiquei surpreendida na mesma com a sua magnitude. A vista do topo é de cortar a respiração. O jogo de luz que apresenta também é muito bonito.

P.S.: Não tirei muitas fotos no Louvre e nas que tirei apareço eu, por isso, resolvi não colocar. Mais uma vez, as fotos não têm grande qualidade. Confesso que estava mais preocupada em absorver aquilo que estava a ver do que em tirar fotos.

3 comentários:

Sarah in Wonderland disse...

Também adorei as gárgulas! :)

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Também andei por esses sítios todos. E nem vim apaixonada por Paris, mas agora de repente deu-me uma vontade maluca de lá voltar.

Anónimo disse...

A primeira fotografia da capela é sensacional! LINDA!!!!

Segundo já me disseram, em relação ao Louvre, para se conseguir ver o museu todo demoraríamos 1 mês para o fazer. :P

Bjs