quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Curiosidade #48


A imagem do Pai Natal como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensando em agarrar cedo a próxima geração de consumidores, a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabu quanto a isso na época. Esta publicidade acabou reformulando a cultura popular americana. O Pai Natal de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal fora variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Na arte europeia ele era em geral alto e magro, ao passo que Clement Moore o descreveu como um elfo no "The Night Before Christmas".

3 comentários:

otário disse...

e o pai natal antes era verdocas,
foi pa vermelhão como manobra publicitária da dita coca. cola.

Anónimo disse...

É engraçado ver que eu associo o Pai Natal da Coca-Cola com aquele antigo anúncio dos camiões que iluminavam as estradas, era fantástico! :D

Margarida Lozano disse...

Ainda ontem estive a ver a publicidade de Natal da Coca-cola... :) adoro!