quarta-feira, 19 de maio de 2010

Curiosidade #18


Apesar de serem chamadas de "assassinas", não há registo de nenhum ataque dirigido pelas orcas a seres humanos no seu meio natural. A má fama deste mamífero de cinco toneladas deve-se, na verdade, a um mal entendido. Quando os mergulhadores e baleeiros descobriram que as orcas, que vivem em grupos até 50 indivíduos, atacam baleias de diferentes espécies, chamaram-nas de "assassinas de baleias", apelido que acabou adaptado para "baleia assassina". A orca, que na verdade é uma espécie de golfinho - ambos pertencem à mesma família - pode medir até 9,5 metros. A sua coloração negra no dorso ajuda a camuflá-la com o fundo do mar, enquanto que a barriga branca a confunde com a luz do sol, que vem da superfície, para quem a vê de baixo.

3 comentários:

Margarida Lozano disse...

Se queres mesmo que te diga: também não vejo o motivo de as chamarem de "assassinas". Não vi e não soube de nenhum acto que as levasse a ser tratadas dessa forma.
Acho-os mesmo adoráveis :)

Um beijo

Anónimo disse...

Eu não sabia! Tipo sabia que não as chamavam assassinas por fazerem mal ao homem, pensava que tinham essa "alcunha" por serem excelentes caçadoras.
Já aprendi algo hoje! :p

beijinho grande*

Ritinha disse...

guida, eu também acho que elas são mesmo muito fofas :D
beijinho

C, isso é bom :)
beijihos