terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Presépio - Cupido do Mês de Dezembro

Nome: Presépio

O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dias mais tarde, por magos (ou reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.
Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

Motivo de Escolha:
Com imensa pena minha, a sociedade actual já não reconhece o verdadeiro significado do natal e os seus valores. Já quase ninguém se lembra que o Natal é a festa de comemoração do nascimento de menino Jesus… agora as pessoas só se lembram que o Natal é a festa do Pai Natal e cujo objectivo é gastar dinheiro a comprar presentes, dando azo ao espírito consumista.

1 comentários:

Otário Tevez disse...

oia! desta feita, prefiro não comentar a tua publicação, só acrescentar um aparte. Ao longo deste período, mês de Dezembro (que ainda agora começou), dei conta que, em vários blogs e não só, uma imensa variedade de pessoas, dos adultos aos mais idosos, assumem não aderir ou apreciar o espírito natalício devido à fuga ao cristianismo, motivo crucial de celebração. Na minha opinião, não se justifica tal aderência a contestação, visto que, a generalidade dessas pessoas, opinam, mas não fazem para mudar. E isso entristece-me. São imensos os casos e situações mas, aqui, poderei ser mais específico. Porque, o Natal, para mim, que não me interesso minimamente pelo cristianismo, não tolero que me venham dizer à cara que vivo mal esta época ou que o bom modo de a viver seja este ou aquele. Isso, não tolero. Quem opina numa mudança, não espere ver os outros mudar, mude ele e dê o exemplo e logo se vê se merece o respeito.

Belo post! ;)