domingo, 6 de julho de 2008

O Nadal ganhou!...

O espanhol Rafael Nadal conquistou o seu primeiro título em Wimbledon ao derrotar neste domingo o suíço Roger Federer, campeão das cinco últimas edições, numa final disputada de cinco sets, com os parciais de 6-4, 6-4, 6/7 (5/7), 6-7 (8/10) e 9-7.
"É um sonho ganhar aqui", declarou emocionado Nadal, que agradeceu pela presença dos Príncipes de Astúrias no All England Club para presenciar sua vitória."Roger continua a ser o melhor, demonstrou que é um grande campeão e para mim isto é muito importante".
É a primeira vez que o espanhol de 22 anos, tetracampeão de Roland Garros, se impõe num Grand Slam que não é de saibro.A final deste domingo foi a mais longa da história do Grand Slam sobre relva, com uma duração de 4 horas e 48 minutos, e uma das mais extraordinárias tanto pelo jogo como por sua imprevisibilidade.
Nadal tornou-se assim no primeiro tenista que vence no mesmo ano em Roland Garros e depois em Wimbledon, desde Bjorn Borg em 1980.O espanhol jogou tacticamente como o faz no saibro. Destruiu Federer com sua grande direita, enquanto que o seu adversário cometia muitos erros.
A partida foi interrompida duas vezes pela chuva. Na primeira interrupção, o suíço apresentou seu melhor ténis para ganhar o terceiro set.
Os dois últimos foram extraordinariamente renhidos, com golpes incríveis. O suíço salvou dois set-points no tie-break no quarto set para vencê-lo, mas o espanhol impôs-se no último com um break crucial em 7-7, pondo um final na partida no seu quarto set-point.
Nadal destronou o pentacampeão Federer, que o derrotou nas duas últimas edições e que estava invicto na relva desde 2002, com 65 vitórias consecutivas, mas continuará como número dois do mundo.

in Globo (adaptado)

0 comentários: