sábado, 10 de maio de 2008

Orgulho e Preconceito

Título: Orgulho e Preconceito
Autor:
Jane Austen
Editora:
Publicações Europa-América

Resumo:
Na Inglaterra rural do séc. XVIII, Lizzy é filha de um casal que tem cinco filhas que, para desconsolo da mãe, ainda não estão casadas. Assim, quando o bem sucedido jovem Bingley aluga uma mansão perto da casa onde vivem, a Sra. Bennet vê com bons olhos a possibilidade de ele vir a casar com uma das suas filhas e, para sua satisfação, ele parece interessar-se por Jane, a irmã mais velha de Lizzy, logo no primeiro baile. Já o seu amigo Darcy, uma pessoa fria, não é muito bem aceite, sobretudo por Lizzy a quem ele feriu o orgulho logo no primeiro encontro. Darcy, pelo contrário, apesar da primeira má impressão, vai-se apaixonando sem que ela se dê conta. Vários episódios os juntam e, a certa altura, Mr. Darcy declara-lhe o seu amor, mas a repulsa vem por parte de Elizabeth, guiada pelo orgulho. A verdade é que Mr. Darcy, apesar de a amar, ainda não tinha abandonado por completo o preconceito em relação à família de Elizabeth. Finalmente, todos os equívocos são desfeitos e, depois de ultrapassados o orgulho e o preconceito, podem dar largas ao seu amor e casar.

Excerto:
“(…) nem te fingirás tão ofendida por causa de um boato tão tolo; pois, para que vivemos nós, senão para nos tornarmos objecto de troça dos nosso vizinhos, e, por nossa vez rirmo-nos à custa deles?”

A Minha Opinião:
Na minha opinião, este livro é fantástico. A autora faz uma crítica muito suave da sociedade inglesa. As personagens são fabulosas, principalmente Elisabeth devido ao seu carisma e ao seu espírito liberal.
O romance entre Elisabeth e Darcy é muito emocionante e belo. Na realidade, a meu ver, o que torna este romance único e absorvente é mesmo o orgulho e o preconceito com que ambas as personagens se “protegem”…


0 comentários: